quinta-feira, 9 de julho de 2009

É sempre bom voltar

Tem gente que critica quando escrevo sobre uma viagem à Bahia e digo na reportagem: vá lá que é muito bom. Não me importo com críticas desta natureza. A Bahia, é muito bonita e sempre vale à pena voltar. A cada retorno uma nova descoberta. Desta vez foi Arraial d’Ajuda. Apesar da passagem do tempo, essa maravilha da natureza não mudou. Continua o vilarejo de praia com a melhor relação custo-charme do litoral baiano. Até mesmo as praias centrais, que há alguns anos eram desprovidas de lugares de bom gosto, começam a ter bares estilosos.

Quem não sabe o por que a cada verão que passa Arraial d’Ajuda atrai mais e mais turistas é porque certamente ainda não esteve lá.

Descoberta pelos hippies na década de 70, com jeito maneiro de paz e amor, foram eles que deram o nome de Bróduei (assim mesmo) para a rua onde instalaram suas barraquinhas de artesanato, perto da Praça da Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda. Hoje a Bróduei está mais “organizada”. As lojinhas de fachadas coloridas dão um charme especial ao lugar.

O vilarejo é distrito de Porto Seguro, desde 1554. É separado pelo Rio Buranhém – uma travessia que dura 5 minutos. A proximidade com a agitada cidade onde Cabral um dia aportou não afeta a paz de Arraial, um vilarejo baiano onde não se ouve axé.

A água do mar é cristalina e morna. As praias são belíssimas e o visual deslumbrante. Além disso, o lugar oferece uma infinidade de atrações, como passeios de escuna até os recifes de corais, ou para pequenas ilhas, como mergulhos, e ainda um dia inteiro no Eco Resort Park um dos maiores parques aquáticos da América Latina.

O Arraial D’Ajuda Eco Resort é mordomia total.

Para quem gosta de mordomia, a dica de hospedagem é o Arraial D’Ajuda Eco Resort, um autêntico resort de praia. Sua localização é privilegiada. Fica numa área de 30 mil metros quadrados - bem na Ponta do Apaga Fogo, localizada no Oceano Atlântico “esquina” com o Rio Buranhém. E mais, você chega ao resort em 5 minutos. Isto porque o empreendimento possui balsa privativa para transportar seus hóspedes. Balsa que também fica à disposição dos hóspedes que querem passear em Porto Seguro. Mas cá entre nós, o que ocorre é bem o contrário. Quem está em Porto Seguro é que vem circular em Arraial. Na verdade, quem está em Arraial, nem lembra onde Cabral chegou. Isto porque Arraial é um charme. Portanto, vale a pena voltar.


Aqui a famosa Rua Bróduei (isso mesmo) assim batizada na década de 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário