quinta-feira, 30 de julho de 2009

Vinhos nacionais: um mercado de futuro

Recentemente, a Vinícola Miolo reuniu em Bento Gonçalves jornalistas especializados, enólogos e sommeliers do Brasil e exterior, para o lançamento de onze vinhos, sendo dois inéditos: o Sesmarias 2008 e o RAR Collezione Pinot Noir 2008, elaborado nos Campos de Cima da Serra (RS).

Eu estava lá. Troquei “figurinhas”com o badalado winemaker francês, Michel Rolland, e ouvi dele: “o vinho brasileiro está ganhando personalidade. Vejo um bom nível de progresso.”

A Miolo vai muito bem. Depois do lançamento do Miolo Lote 43 em 1999 consagrando-se como o primeiro vinho ícone da Vinícola Miolo, elaborado no Vale dos Vinhedos (RS) a empresa lança agora o Sesmaria 2008, vinho que chega para se tornar o ícone do projeto Fortaleza do Seival, na Campanha Gaúcha.

O vinho foi desenvolvido em parceria com o renomado winemaker internacional Michel Rolland, consultor da empresa desde 2003. Rolland veio ao Brasil apresentar os novos lançamentos da Miolo.

O Sesmarias 2008 resulta de um corte de seis variedades de uvas tintas de vinhedos com produtividade de 4,0 toneladas por hectare. Vai chegar ao mercado em 2010. Segundo Adriano Miolo, o diretor técnico da Miolo Wine Group, a vinícola inspirou-se no modelo francês de venda de vinho boutique “Vente de Vins em Primeur”que determina a reserva prévia dos produtos antes mesmo deles chegarem ao mercado.

O RAR Collezione Pinot Noir 2008 foi envelhecido durante um ano em barricas novas de carvalho francês. Essa uva é cultivada na região dos Campos de Cima da Serra, uma das mais frias e mais altas do Brasil. É um vinho com características do velho mundo.



O jornalista Galvão Bueno esteve sempre muito concentrado nas degustações.

O enólogo francês, Michel Rolland, e Adriano Miolo, diretor técnico da Miolo Wine Group.

Antonio Miolo, entre as jornalistas Valéria Rivoire do Diário Catarinense, e Taís Hens, da Moglia Comunicações (RS), no almoço realizado na aconchegante e charmosa Osteria Mamma Miolo.

Eu, Marian Guimarães e o enólogo Michel Rolland.

Um comentário:

  1. Com o frio que está fazendo até o Campo largo faz sucesso, rsrsrs.
    brincadeiras a parte estou gostando muito do seu blog, inclusive através dele fiquei sabendo do concurso literário Newton Sampaio, escrevi e inscrivi um conto.

    ResponderExcluir