terça-feira, 20 de junho de 2023

Cervejaria Gastbier recebe peça de teatro Kasperl


O bar e cervejaria GastBier recebe nesta sexta-feira, dia 23 de junho, a peça teatral Kasperl e a cerveja do Papa.  A entrada é gratuita e a apresentação começa às 20 horas. A peça da companhia catarinense Trip Teatro celebra a cultura e as tradições germânicas e antecipa as comemorações dos 200 anos das imigrações alemãs para o Brasil, festejados em 2024. Não por acaso, o tema central da peça é a cultura cervejeira. O Gastbier fica na Rua Mateus Leme, 2148 - Centro Cívico, em Curitiba, reunindo bar e fábrica de cervejas no mesmo local.  Informações e reservas:  (41) 98865-8086.

A peça aponta que a tradição do teatro popular de bonecos também encontra espaço no Sul do Brasil. No município catarinense de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, uma companhia se dedica há 33 anos ao teatro de animação de modo independente. Com atuação e manipulação de Willian Sieverdt, responsável por dar vida a dez personagens diferentes na peça, e trilha sonora de Rodrigo Fronza, Kasperl e a Cerveja do Papa resulta de uma longa pesquisa desenvolvida pela companhia. Com duração de 50 minutos, a montagem contou com cooperação internacional: o espetáculo tem a direção de Paco Parício, que é pesquisador da cultura popular em geral na Europa.

Os bonecos manipulados na peça integram uma coleção original alemã do final do século XIX que foram doados pelo Museu Casa de Los Títeres, da Espanha, à Trip Teatro.

Sobre a peça


O espetáculo Kasperl e a Cerveja do Papa tem como base a chegada da notícia da visita do papa num antigo mosteiro, conhecido por produzir a melhor cerveja da região. A montagem se concentra nas confusões e desdobramentos decorrentes deste anúncio. Além de permitir um olhar para o passado dessa manifestação artística popular dos bonecos, a produção contempla ainda outro aspecto cultural e econômico com traços das tradições germânicas: a cultura cervejeira.

A obra evidencia o fazer cervejeiro artesanal e sua interface com o turismo e a economia criativa, não faz apologia ao consumo de álcool, apenas difunde os saberes em torno desse conhecimento artesanal.

A Trip Teatro está em uma turnê pelos três estados da região Sul do Brasil, com a peça Kasperl e a cerveja do Papa. As apresentações no Paraná se dividem em duas cidades. Em Ponta Grossa, o grupo se apresenta dias 20, e 24 de junho, no Centro de Estudos Cênicos Integrado (CECI) e no auditório do Bloco A da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Em Curitiba, dias 21, 22 e 23 de junho, no Teatro Laboratório (TELAB), Goethe Institut e GastBier Brewpub. Nas duas cidades, o público poderá participar ainda de uma oficina de bonecos, conforme cronograma abaixo. Todas as atividades são gratuitas.

A companhia percorre ainda com a peça municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina até o final do mês de julho. Essa turnê pelos três estados da região sul é possível por meio de uma parceria com o Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura. 

A Trip Teatro foi criada em 1989 e se confunde com a trajetória de seu fundador, Willian Sieverdt. Aos 12 anos, ele ingressou num grupo de teatro, ligado à Fundação Cultural de Rio do Sul, e nunca mais parou. Nos anos 1990, o grupo participou por cinco anos seguidos do Festival Théâtres de Marionnettes - Charleville Mézières, na França, o maior do gênero no mundo.

A companhia Trip Teatro logo alcançou visibilidade e reconhecimento internacional, com apresentações em todos os estados brasileiros, além de 14 outros países e três continentes (América do Sul, Europa e Ásia).

Comprometida com o desenvolvimento da cultura catarinense e da região onde está inserida, mantém em Rio do Sul um espaço cultural inusitado: o Teatro Embaixo da Ponte. Sob uma das pontes mais movimentadas do Centro, o local abriga apresentações artísticas abertas ao público em geral.

Mais informações: Willian Sieverdt, idealizador e diretor da Trip Teatro. Contato: 47 98838 1575. Fotos Una! e Joni Lindner


Nenhum comentário:

Postar um comentário