sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Uma década de gastronomia japonesa em Curitiba

 
Localizado na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 2420, Bigorrilho, ao completar uma década de portas abertas, o Aizu Japanese Cuisine celebra mais do que longevidade: consagra a constância como virtude para diretrizes mantidas até hoje.

Nascido da paixão profunda pela alta gastronomia japonesa, o restaurante surgiu com a ousada proposta de apresentar ingredientes então raros na cidade — como o cobiçado atum Bluefin, vieiras frescas, o delicado Black Cod, trufas e foie gras — e propor uma experiência baseada não apenas no sabor, mas na estética, na precisão técnica e na fluidez da hospitalidade nipônica.

Em uma Curitiba que viu sua cena gastronômica florescer nos últimos anos, o Aizu manteve-se fiel a seu propósito original e ofereceu tradição, modernidade e uma elegância que se expressa nos detalhes mais sutis. Uma culinária única, ao mesmo tempo suave, sofisticada e de visual notável .

Sim. O desafio inicial foi duplo: garantir a chegada de insumos de altíssima qualidade e conquistar um público curitibano exigente e, à época, ainda conservador diante de propostas mais sofisticadas. “Buscar fornecedores, treinar uma equipe alinhada e sensibilizar o paladar local foram tarefas árduas, mas essenciais para consolidar o Aizu”, conta o casal de empresários Hilda Igarashi e Edison Azuma.

Hoje, o cenário é outro. Com a evolução do mercado e o amadurecimento do público — estimulado por viagens, eventos e uma nova geração de clientes atentos à autenticidade —, a gastronomia de excelência ganhou mais espaço. Ainda assim, poucos estabelecimentos mantiveram uma trajetória tão coerente como o Aizu. Nem mesmo a pandemia comprometeu sua proposta: reinventou-se no delivery com embalagens personalizadas e logística de entrega cuidadosa, que preservavam o frescor e a apresentação dos pratos, sem abrir mão do encantamento.

E mais, entre os pilares que sustentam o Aizu — gastronomia, atendimento e ambiente — talvez nenhum fale tão diretamente à alma da casa quanto o Omakase. O termo, que significa “deixar nas mãos do chef”, define a essência de confiança e entrega que marca as experiências mais memoráveis. E foi exatamente este formato que a casa escolheu para marcar sua celebração de 10 anos.

O menu comemorativo, assinado pelos chefs da casa Marcos Furtado e Cristiano Felde, ganha o reforço luxuoso de André Kawai, do premiado San Omakase, do Rio de Janeiro, detentor de uma estrela Michelin. Essa colaboração, mais do que uma ação pontual, sinaliza um novo ciclo: a possibilidade de incorporar definitivamente o serviço de balcão, onde o gesto e o tempo do chef passam a ser parte ativa da refeição.

O menu especial de 10 anos contemplou Ussuzukuri de robalo com mix de folhas; Tartar de chü-toro com caviar Polanco e Vieira grelhada com azeite de horenso. Nos sushis, Niguirizushi de Akami com foie gras e o Oshizushi de Sabá. Entre os quentes,  destaque para o Wagyu com Ponzu e o Chawanmushi, um pudim salgado de origem ancestral.

 A sobremesa, Wagashi (confeitaria japonesa clássica), selou a experiência com poesia e controle de doçura.

Saiba mais sobre o Aizu

Inaugurado em 2015, o Aizu Japanese Cuisine é referência em alta gastronomia japonesa em Curitiba. O nome Aizu homenageia a região de Aizu, na província de Fukushima – conhecida como o último reduto dos samurais e terra de alguns dos melhores arrozais e saquês do Japão. Em Curiitba, Aizu também representa a entrega de pratos que respeitam as melhores receitas japonesas, enriquecidas por influências das cozinhas contemporâneas da Tailândia, China e Vietnã.

Reconhecido por sua excelência, o Aizu já foi eleito por diversas publicações especializadas entre os melhores restaurantes da cidade e figurou em prêmios como Bom Gourmet e Top View. Com destaque para seu menu Omakase, a casa celebra 10 anos mantendo o compromisso com a elegância, equilíbrio e sutileza.

Para os próximos 10 anos, o Aizu pretende continuar fiel a si mesmo. Constância, aqui, não é estagnação: é o compromisso de melhorar todos os dias, lapidar cada gesto e preservar aquilo que o tempo não desfaz — a confiança do público e a emoção do primeiro prato. 

Serviço:

Aizu Restaurante – 10 Anos

Endereço: Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 2420, Bigorrilho.

Horários de funcionamento: de segunda a sábado, em dois horários, das 19h às 21h e das 21h30 à 23h30. Fotos divulgação e Nini Gil.

Contato para reservas: 41. 99960-8887 ou 41. 3043-0420.

Instagram: @aizu_restaurante

Nenhum comentário:

Postar um comentário