sexta-feira, 25 de agosto de 2023

TimTim mensal da CFC

Como acontece mensalmente, na segunda terça-feira do mês, a Confraria Feminina de Vinhos de Curitiba se reúne. Cada mês uma confreira é responsável pelo encontro e, como sempre, a vontade saudável de superar. Dessa vez o comando ficou com a confreira Marcia Tocafondo.

O local escolhido foi o simpático e aconchegante bistrô L´Epicerie, com menu Les Sauces en Fête, onde tinhamos opções: Salada Bel Aier – folhas, Emmental ralado e nozes ou Velouté Santé, delicioso creme de abóbora cabotiá com gengibre fresco e curry (sem lactose). Prato principal: Tournedos de mignon e batatas gratinadas, molho de pimenta média, mostarda Dijon, Roquefort ou ervas, ou ainda Pescada amarela ou salmão grelhado e batatas gratinadas, azeite de ervas ou molho tártaro, Foi o que escolhi, maravilhoso. Como sobremesa Creme brûlée de Flor de laranjeira e canela ou Moelleux ao chocolate.


Os vinhos apresentados causaram boas surpresas a começar pelo L´Alaric LVA Sauvignon N.21 com bela cor amarelo -esverdeado, notas de frutas secas e nuances de mel. Equilibrado e redondo, é das regiões da Barbaira, Capendu e Marsellete no coração dos terriors da vinícola. Entre montanhas e planícies, que os enólogos cultivam com paixão nos 1500 hectares de vinhas. Os Vignobles de l´Alaric são o resultado de uma Aliança de 250 viticultores que compartilham os mesmos valores: a autenticidade, a modernidade e o legado savoier-faire. Muito bom.

Malbec du Prince de Danemark, da região de Cahors /França, elaborado com a uva Malbec deu um bom debate pelo fato de Malbec francês. Esse vinho passa por um desengace, seguido de maceração à quente antes da vinificação. Cor rubi acentuada, aroma de groselha e amoras negras, taninos leves.Envelhece dois meses em barricas de carvalho. Bom

Chateau Bellecroix Bordeaux Supérieur- da região de Bordeaux, envelheceu seis meses em barricas. Elaborado com 55% de Merlot, 35% Cabernet Sauvignon e10% de Cabernet Franc. Cor vermelho rubi, aromas de frutas vermelhas, leve toque de goiaba, em boca corpo médio e equilibrado. É da Importadora Vinhos do Mundo. Adorei o rótulo. Interessante.

Chateau de Comigne AOC Cordieres, Languedo-Roussilon/França. Elaborado com as uvas Syrah, Granache e Carignan. Cor rubi. Em boca exprimiu toda potência. Notas de frutas maduras, ameixa em compota, persitência aromatica. Taninos sedosos. Chega ao Brasil pela Importadora Meritage.

O tinto Mário Geisse Três um Blend 1, sem dúvida um blend único. Vem dos melhores terroirs do Chile pelas mãos de Mario Geisse. Combina três versões de cada terroir, variedade e safra, traz a melhor expressão de cada um deles. Com a complexidade de Marchigue, o frescante de Paredones e o frutado de Peralilo. Nas cepas os taninos arredondados da Carmenére, junto a complexidade da Cabernet Sauvignon e toda elegância do Pinot Noir. Isso tudo combinado com safras diferentes. Já conhecia esse vinho de recente almoço harmonizado oferecido pela Importadora Meritage (leia-se Alcioni Dümes) no bistrô Euro Vinho. Vale a pena ter na adega. Crédito de fotos Marcia Tocafondo e Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário