A
capital paranaense ganha o seu primeiro open mal - um modelo de
centro comercial que vem crescendo no país – e que será dedicado
às categorias de Casa e Lazer contando com 80 lojas deste segmento.
O nome do novo espaço varejista é Copa
Open Mall, e
está situado no bairro Pinheirinho, na Zona Sul de Curitiba, a
região que mais cresce na Capital.
De
propriedade do curitibano Grupo Macopa, o novo espaço leva
investimento de R$ 100 milhões a uma área de 11.000 m², 100%
horizontal. Quando em pleno funcionamento, vai empregar em sua
totalidade mais de 2 mil pessoas entre empregos diretos e indiretos.
A
ideia do empreendimento é concentrar inúmeros serviços focados
para a Casa em um único ponto, de forma que as famílias
curitibanas, ao necessitarem de algo, possam saber exatamente onde
encontrar. Da mesma forma, atrelar produtos e serviços no eixo de
Lazer, reunindo desde operações que ofereçam opção para ser
consumida dentro do próprio open mall (como gastronomia,
entretenimento infantil, boliche, espaço para festas etc), como para
viabilizar as atividades de lazer na vida cotidiana das pessoas nas
mais variadas formas (viagens, práticas esportivas, agendas sociais
etc).
“Após
a pandemia, a casa e o aproveitamento da vida tornaram-se prioridades
para as pessoas. Vimos essa necessidade e estamos preenchendo esta
lacuna unindo essas duas demandas num formato de mix. As pessoas que
precisarem de tinta para casa, por exemplo, encontrarão. Vão
necessitar mexer no jardim, aqui está a solução. Precisarão de
itens para seu pet, aqui também terá, além de muitos serviços que
chegarão como lojas especializada em móveis, decoração, academia.
Este é o objetivo, facilitar a vida das pessoas”, conta o
presidente do Grupo Macopa, Waldemar Ens.
Segundo
o executivo, o conceito também foca na comodidade e circulação.
“Ser compacto e horizontal facilita entrar, estacionar e chegar na
loja. O estacionamento é gratuito, com 500 vagas disponíveis, vagas
largas e eletroposto gratuito também. Enquanto os adultos fazem
compras, lojas de entretenimento infantil vão ofertar atividades
para as crianças e depois das atividades realizadas, o momento de
família estará garantido na praça de alimentação que terá
inúmeras opções para aquela refeição e confraternização entre
as pessoas. Ou seja, a Casa e o Lazer estarão de mãos dadas no Copa
Open Mall”.
O
empreendimento que é o primeiro no modelo open
mall com
mix para Casa e Lazer, que Curitiba recebe, planejou uma “inauguração
em movimento”, ou seja, uma sequência roteirizada de inaugurações
do próprio centro comercial e das lojas.
Nesta
primeira fase de inauguração em movimento, o centro comercial conta
com a abertura de operações em diferentes segmentos, entre elas
estarão as quatro das cinco âncoras: Balaroti (casa, construção e
decoração), Ciello (decoração), Cobasi (jardinagem e pets) e
Smartfit (academia, saúde e bem-estar). Além de Arrepia
Cosméticos (beleza), Bella Costuraria. (moda), Greek Suplementos
(saúde e bem estar), Multiolhos (ótica), PlayPlus (lazer
infantil) e UStock (casa storage) e Outlet Pinheirinho (moda
esportiva e casual). Todas essas já com atendimento ao público.
“Acreditamos
muito no sucesso do empreendimento, justamente pela facilidade de
acesso, por ser um espaço inovador e com um pool de lojas, assim,
bastante atrativo para o consumidor que quer buscar um preço legal,
um ambiente agradável e bem diversificado”, comenta o CEO e sócio
da Cielo Móveis, Anderson Cielo.
Para
o proprietário da loja Arrepia Cosméticos, Edmar Mario Novakoski,
as expectativas também são grandes. “Essa é a nossa segunda
loja. Gostamos do amplo espaço e do conceito do mall, que é a
tendência no mercado hoje. Acreditamos no crescimento e
desenvolvimento do projeto como um todo”, conta Novakoski.
Na
sequência, abrem as portas também as marcas A&G Consertos e
Costura (serviços - 16/10), Velha Raposa (gastrobar e pizza –
18/10), Gordito’s (cozinha italiana caseira – 18/10), Éden Beer
(cervejas e chopp artesanal – 18/10), Casa Mart (Utilidades
Domésticas – 26/10), Janine Moda 4U (moda casual unissex –
26/10), Empório Leal (mercearia – 27/10), Menina Açaí (acaí,
sobremesas e sorvete – 31/10), Miau Miau (fast food –
5/11), Day G Studio (salão de beleza – 5/11), Sushi Cheng
(cozinha asiática - 10/12) e GoCoffe ( cafés –10/12).
“Temos
uma variedade de operações que já estarão abertas a partir deste
dia 30 de setembro e outras que já têm uma programação para
inauguração daqui até dezembro”, destaca a gerente comercial do
Copa Open Mall, Vanessa Xavier.
Bosque
Gerhard e Praça Edith
O
projeto arquitetônico e de paisagismo do Copa Open Mall oferece
ambientes a céu aberto, os quais prezam pelo conforto das pessoas e
o bem-estar dos seus clientes. Sua estrutura utiliza a construção
de uma antiga indústria de compensados, que tem em sua arquitetura
grandes arcos, preservando a identidade histórica do prédio
industrial com a região na qual funcionou no século passado,
fazendas, depois indústrias e agora, grandes centros comerciais.
Algumas
das vantagens deste conceito de open mall é a economia de energia na
iluminação e na utilização de ar-condicionado na área comum, por
exemplo, pois as lojas e as áreas de convivência são abertas. O
projeto privilegiou e preservou o estilo nativamente industrial
e sua integração com o ambiente verde ao entorno da
construção: um mini bosque foi preservado e agora faz parte do
empreendimento sendo possível sua visualização de diversos pontos
do mall.
Anexada
ao bosque foi planejado um playground especialmente criado para
receber crianças e também pets. Será ali o ‘Bosque Gerhard’,
uma homenagem ao fundador do Grupo Macopa, já falecido.
Outra
área especial dentro do mall, é a ‘Praça Edith’ –
homenageando dessa vez a esposa do fundador – o espaço conta com
uma fonte espelho d'água, emoldurada por paisagismo e decorada com
mobiliário especialmente criada para esse ambiente, para
proporcionar aos visitantes momentos de relaxamento e contemplação
a céu aberto e música ambiente. O modelo de atendimento do
empreendimento é tratado como outro diferencial, com o
conjunto de serviços, toaletes e espaços de convivência
confortáveis e uma equipe de piso pronta para atender e
orientar o público, dentro da premissa de melhor assistência com
gentileza e proatividade.
“Acreditamos
muito nesse empreendimento e vamos trabalhar para oferecer a
qualidade de serviços dentro de um ambiente diferenciado e uma nova
proposta que é o open mal”, ressalta Vanessa.
Tradição
em Curitiba
O
Grupo Macopa, dono do empreendimento, tem negócios na Capital desde
1955 quando iniciou sua atuação na área industrial de chapas de
compensados em madeira. Hoje, a empresa atua em Logística, Real
State e Varejo.
“Estamos
bastante confiantes na retomada da economia do brasileiro. O Grupo
Macopa é curitibano e tem raízes nesta região que abrange o Sul da
Capital. Com a transformação urbana, impulsionada nos últimos anos
pela Linha Verde, crescemos juntos e agora com esse novo perfil
econômico regional, temos a certeza de que vamos novamente construir
mais um capítulo da história de desenvolvimento da nossa cidade”,
comemora Waldemar Ens, presidente do Grupo Macopa.
Serviço:
Inédito
Centro Comercial abre suas Portas em Curitiba.
Copa Open Mall
vai atender das 10h às 22h, todos os dias da semana.
Entre a
Linha Verde e a Rua Ipiranga no bairro Pinheirinho. Foto
Crédito: Michel
Willian