segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

A vez dos brancos e espumantes

Vinhos também têm hora e vez. Agora, por exemplo, é a hora dos brancos e espumantes. É bom bebericar nos dias mais quentes. Afinal, o verão chegou. Seus tons de amarelo e verde, seus perfumes de ervas e de flores, os sabores de frutas frescas e exóticas, são muito agradáveis. Grandes vinhos brancos e os espumantes, são sempre uma alegria para os olhos, para o olfato e para o paladar.


Aqui vai uma dica: veja alguns rótulos que chegam ao |Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora e faça uma incursão em casa/loja de vinhos como o Armazém 71, Casa da França e Adega Brasil, entre outras. Experimente um pouco de tudo. 

Encha a taça com o espumante Cava Don Román Brut. Fresco e equilibrado, ótimo para acompanhar aperitivos e pratos à base de peixes. Elaborado pelo método tradicional, o mesmo de champanhe (segunda fermentação na garrafa), é fresco e vivaz, excelente acompanhante para os dias abafados.

Um clássico de Portugal é o Santola DOC Vinho Verde, leve, de aroma frutado intenso e bom frescor. Muito fácil de beber, perfeito para acompanhar aperitivos.

O Terras del Rey branco é um vinho seco e jovem, que acompanha muito bem mariscos, por exemplo. Possui aroma de frutas secas e é uma delícia de se degustar bem geladinho.

Ideal para acompanhar carnes magras, o Monastério de San Prudêncio branco é leve, seco e com boa acidez em boca. Apresenta aroma de frutas frescas como maçã.

 

Se você prefere um rótulo frutado, o Chan de Rosas Albariño Clásico é a escolha certa. Esse espanhol passa por um processo de contato com as borras que confere maior complexidade de aromas e sabores, o que o torna uma excelente opção.


O Alvarinho Vinho Verde, do produtor João Portugal Ramos, é um vinho intenso, cítrico e com notas florais. Esse rótulo elegante e envolvente recebeu 90 pontos do crítico Robert Parker. Ótima opção para quem quer harmonizar com frutos do mar.

 Para fechar as dicas, o português Tons de Duorum branco. Cítrico, tropical e com notas florais, esse rótulo é a cara do verão brasileiro. Possui ótima acidez e final fresco e persistente, e harmoniza perfeitamente com entradas e saladas. - Fotos divulgação e Daniel Kats

Nenhum comentário:

Postar um comentário